Uma cultura baseada em dados para o desenvolvimento ágil de uma corporação

Uma cultura baseada em dados para o desenvolvimento ágil de uma corporação

Implementar uma cultura baseada em dados é o melhor caminho para empresas que desejam ser mais eficientes e assertivas. Saiba mais sobre esse tema aqui!

Você sabe o que a maioria das empresas que são líderes de mercado tem em comum? Elas tiveram sucesso na implementação de uma cultura baseada em dados em seu ambiente corporativo.

Ter uma cultura baseada em dados, ou data driven, vai muito além de apenas saber coletar e armazenar os dados. Consiste em também saber extrair deles informações valiosas. 

Assim, é possível se antecipar a vários cenários e tomar decisões melhores para o futuro da empresa. Neste artigo, trataremos sobre esse tema, explicando o que ele é, como implementar essa cultura na sua empresa, entre outras informações.

Cultura baseada em dados e o conceito da cultura ágil

Antes de entrar no tema principal do nosso artigo, falaremos sobre um recurso que também é fundamental para uma empresa orientada para dados, que facilita muito as tomadas de decisões e complementa a mentalidade data driven: a cultura ágil.

Ela nada mais é do que uma nova maneira de pensar e se relacionar com a cultura organizacional de um negócio, respondendo sempre às mudanças e transformações big data em detrimento de seguir um plano preestabelecido.

Por meio dela, fica mais fluido e fácil enxergar processos, promove-se uma maior integração entre os colaboradores e há um melhor relacionamento com todos os envolvidos no processo, os stakeholders.

 

Os benefícios da cultura ágil

  • Promover o autogerenciamento, trazendo simplicidade, visibilidade, transparência e fluidez aos processos internos;
  • Maior adaptabilidade e rapidez às eventuais mudanças do mercado;
  • Aumento da qualidade na entrega das demandas;
  • Mais autonomia na realização dos trabalhos e nas tomadas de decisões;
  • Eliminação de hierarquias rígidas ou microgerenciamentos;
  • Reconhecimento e respostas mais rápidas a contratempos;
  • Personalização das estratégias;
  • Redução dos desperdícios.

 

O que é a cultura de dados?

Sozinha, a implementação de uma cultura ágil não faz milagres. É preciso ir ainda mais fundo e adotar um conceito direcionado ao melhor trato e aproveitamento das informações de uma empresa: a cultura de dados.

A cultura de dados é um conceito que inclui práticas e condutas empresariais orientadas para o melhor trato das informações.

empresa orientada segundo essa cultura tem um alto poder de análise de dados. Além disso, possui colaboradores que utilizam as ferramentas certas e entendem a importância não só de acessar e armazenar informações, mas também de extrair e trabalhar com o que há de mais valioso nelas.

É primordial para qualquer organização caprichar na análise de dados para tomar decisões melhores, bater metas factíveis, testar ideias, administrar recursos, entender o mercado e crescer com regularidade em médio e longo prazo.

 

Desafios na implementação da cultura de dados

A implementação de uma mentalidade e atuação data driven em uma empresa é um desafio muito mais cultural do que tecnológico.

Isso porque as opções de ferramentas e bancos de dados existem aos montes, porém não significa que o seu negócio tenha colaboradores aptos para lidar com e tratar essas informações.

 

Capacitação e aprimoramento de pessoal

Por isso, o primeiro desafio para se ter uma cultura de dados na sua empresa é capacitar e educar adequadamente todos os funcionários, para eles poderem se aprimorar e saber tratar ativamente os dados da empresa.

Assim, as decisões tomadas por eles e pelos CEOs serão mais assertivas e embasadas em fatos. Em um cenário como esses, naturalmente as iniciativas terão maior eficácia e as vantagens competitivas serão mais bem aproveitadas.

É preciso que os colaboradores deem o devido valor aos dados, que saibam coletá-los e entendam como eles e a empresa se beneficiarão com isso.

Aliás, nesse processo, é possível até nem precisar começar do zero, pois muitas coisas da própria cultura da empresa podem ser aproveitadas.

 

Rever processos e KPIs

Uma nova cultura de dados visa estabelecer novas metas e, para que a análise de dados seja mais efetiva, muitas vezes se faz necessário trocar processos e se basear em novos KPIs.

Essa pode ser a maneira mais fácil de engajar os colaboradores e fazê-los assimilar os processos. Assim, torna-se mais fácil, inclusive, medir os resultados.

Entretanto, é preciso realizar essas movimentações por partes e fases, sem atropelar alguma etapa importante e sem a empresa se certificar de que todos estão preparados para seguir em frente.

 

Contar com um suporte de qualidade

Seus colaboradores não aprenderão sozinhos “do dia para a noite” a nutrir uma cultura orientada a dados, apesar deles já compreenderem a importância das informações para a sua organização, saberem o que fazer com elas e terem o conhecimento prévio dos objetivos traçados. Por isso, eles precisarão de um suporte técnico especializado.

Portanto, para criar um ambiente perfeito de cultura data driven, é necessário contratar uma consultoria ou profissionais qualificados para ensiná-los. São especialistas como cientistas de dados ou mesmo uma empresa terceirizada de data science.

 

Entendendo em que nível de maturidade de dados você está

Antes de implementar na sua empresa conceitos de relevância para o atual contexto de big data, como os de cultura ágil e o de dados, é fundamental compreender o nível de maturidade de dados do seu negócio.

A partir desse diagnóstico, feito geralmente por uma terceirizada ou autônomos, é possível verificar a capacidade e entender em que ponto está o processo de produção e manipulação das suas informações.

Feito isso, tem-se um relatório confiável e aprofundado do data analytics da sua organização. Por meio dele, é possível verificar quais metodologias, tecnologias ou conceitos podem ser incorporados para que sua empresa gere mais valor com os dados que ela tem em mãos.

 

Como a MG Info  auxilia você nesse processo?

Há mais de dez anos, a MG Info promove a implantação personalizada e relevante da cultura data-driven nas empresas, prestando serviços e consultorias para compreender o nível de maturidade do seu negócio e avaliar seu data storytelling.

Atuamos com metodologias ágeis, flexíveis e temos processos, tecnologias e um time especialista em data science para sua empresa estar orientada e preparada para analisar e extrair o que de mais valioso existe nos seus dados.

Fale com um de nossos especialistas e prepare a sua empresa para tomar as melhores decisões e aproveitar as novas oportunidades.