Por que algumas empresas não conseguem estruturar o data-driven?

Por que algumas empresas não conseguem estruturar o data-driven?

O conceito data-driven descreve uma abordagem de negócios, na qual uma empresa toma decisões estratégicas baseadas na análise e interpretação dos dados. Essa medida permite que as organizações desenvolvam sua equipe para o data mindset, ou seja, ser capazes de utilizar cada informação extraindo o máximo de valor para o negócio.

Isso significa implementar uma cultura de dados na empresa para orientar as estratégias de negócios, contextualizando e personalizando ações em todos os departamentos, a fim de elevar os resultados. Neste material, vamos mostrar o caminho para aplicar esta cultura de maneira correta. Acompanhe.

 

Como aplicar cultura de dados na sua empresa

Apesar de muitas empresas desejarem estruturar um data-driven, nem sempre é fácil mudar uma mentalidade de anos. Para tornar a transição mais fácil, é preciso fazer todas as equipes da organização tomarem decisões baseadas em dados.

Sem mudar a mentalidade de toda a empresa, é impossível implementar a cultura de dados. Para estruturar o data-driven, é necessário pensar em um conjunto de ações, que envolve capacitação, governança e engajamento, o que permite uma evolução contínua.

Veja o que é necessário para estruturar o data-driven na sua empresa:

Implementar governança de dados

A governança de dados é um fator essencial em uma empresa que busca estabelecer a cultura de dados, pois permite que os gestores tomem decisões com acesso a informações claras, relevantes e consistentes. Afinal, para conduzir os negócios, é necessário ter certeza de que as ações são seguras e confiáveis. Ao estruturar o data-driven, as organizações devem pensar em questões importantes, como:

  • Definição de papéis, políticas, normas e procedimentos.
  • Otimizar custos de infraestrutura e capacidade.
  • Gestão de problemas e incidentes relacionados aos dados.
  • Suportar a organização no direcionamento.
  • Definição de tecnologias que promovam o melhor custo-benefício da democratização dos dados.

Por isso, a governança de dados é vital na cultura de dados. É o processo que trata os dados como ativo da organização, melhorando a qualidade, integridade e segurança dos dados de forma contínua e sistêmica.

A governança é essencial para otimizar as operações e conduzir a tomada de decisões de negócios. Porém, o caminho para estruturar o data-driven passa por outros pontos importantes. Veja:

Alfabetização de dados

À medida que uma empresa se torna mais focada em dados, os funcionários fora deste universo precisarão de treinamento para aprender a usar ferramentas analíticas e compreender esse valor. Por isso, a alfabetização de dados é imprescindível.

De acordo com a definição do Gartner, a alfabetização consiste em ler, escrever e comunicar as informações dos dados e compreender as fontes e construções de deles, por meio de métodos analíticos e técnicas aplicadas para que, assim, os colaboradores possam usá-los de forma individual e colaborativa.

Dessa maneira, as equipes serão capazes de fazer as perguntas certas, desenvolver conhecimento, tomar decisões e comunicar o significado a outras pessoas. Essas habilidades beneficiam toda a organização, pois a maioria dos setores é aprimorada com o data-driven.

Esse processo nos conduz a outro fator importante para implementar uma cultura de dados: a autonomia para os usuários de negócio.

Soluções de self-service BI

O self-service BI consiste em prover autonomia para as equipes, como desenvolvedores de produtos, vendas, finanças, marketing, operações, entre outras, a fim de permitir que o usuário tome decisões com muito mais autonomia para exploração dos dados e análises rápidas, com apoio do departamento de TI ou EGD (Escritório de Governança de Dados).

As ferramentas de self-service BI incorporam interfaces cada dia mais fáceis e poderosas, que tornam a análise mais acessível para quem não possui conhecimento técnico.

Este modelo garante uma abordagem mais confiável para compartilhar as informações, pois todas as equipes utilizarão as mesmas métricas e dimensões para descobrir insights e oportunidades de negócios. Veja alguns benefícios das ferramentas de self-service BI:

  • O tempo de resposta é melhorado, pois os usuários não precisam recorrer a outros setores ou pessoas para obter as informações.
  • Maior qualidade dos relatórios de dados: eles podem ser customizados de acordo com a necessidade de cada usuário, tornando-os mais eficazes.
  • Vantagem competitiva em ter insights oportunos e relevantes.
  • Conhecimento de dados aprimorado.

data-driven é uma abordagem que abrange toda a operação da empresa, passando por pessoas, processos e tecnologia, o que permite a extração de impactos positivos para toda a organização.

 

Por que vale a pena investir em data-driven?

Hoje, o comportamento do consumidor cria inúmeras oportunidades para as organizações inovarem e atenderem melhor seus clientes. Conforme revela o estudo da Forrester, os negócios orientados por uma cultura de dados crescem 30% ao ano.

De acordo com o estudo da Mckinsey Global Institute, as organizações que utilizam os dados têm 23 vezes mais chances de adquirir novos clientes. Ao analisar os dados, elas podem identificar rapidamente novas oportunidades de negócios e tendências de mercado emergentes.

Além disso, os dados ajudam a descobrir maneiras de reduzir despesas e aumentar os resultados. Segundo a pesquisa Big Data Benefits, empresas que usam dados nos negócios tiveram um aumento de 8% no lucro e uma redução de 10% no custo.

Confira outros benefícios:

  • Agilidade e eficiência na tomada de decisão.
  • Previsões mais assertivas e fomento à inovação.
  • Redução de custos com o compartilhamento de informação.
  • Valorização da marca
  • Desenvolvimento de produtos e serviços superiores.
  • Mais adaptabilidade e reações rápidas às mudanças.
  • Capacidade de planejar o futuro e traçar estratégias certeiras.

O desempenho não melhora apenas porque uma organização obtém acesso a novos dados. Mover-se do insight para a mudança não é fácil e existem muitas barreiras a serem superadas ao longo do caminho.

 

Quais motivos impedem as empresas de implementar data-driven

É claro que toda empresa deseja se tornar mais competitiva e utilizar os dados para obter uma melhor compreensão do comportamento do cliente ou até prever o desempenho de novos produtos e otimizar sua força de trabalho. Porém, apesar dos investimentos consideráveis ​​em processo, pessoas e tecnologia, muitas organizações não têm o retorno esperado.

O desempenho não melhora apenas porque uma organização consegue ter acesso a novas informações. Implementar a cultura de dados não é fácil e existem muitas barreiras a serem superadas ao longo do caminho. Veja alguns aspectos que atrapalham os resultados:

Falta de estratégia data-driven culture.

Para estruturar o data-driven, é necessário realizar uma transformação na mentalidade de toda a empresa, o que não pode ser feito sem planejamento. Uma estratégia eficaz exige envolvimento dos setores de TI e RH para compreender o cenário atual e traçar as ações em conjunto para chegar aonde deseja.

Não ter um suporte data-driven eficiente para toda a organização.

Extrair os valores dos dados requer um conhecimento sólido de estatísticas e análises de toda a equipe. Contudo, é imprescindível contar com um Escritório de Governança de Dados (EGD), para direcionar o melhor caminho e monitorar a evolução ao longo dessa jornada.

Não democratizar os dados.

Embora seja simples imaginar que toda organização disponibiliza os dados aos colaboradores, muitos usuários encontram dificuldades em obter informações valiosas e com qualidade no tempo adequado. Por isso, é imprescindível contar com equipes especialistas em democratização dos dados.

Tomar decisões baseadas em dados é essencial no ambiente de negócios. Aplicar a cultura de dados pode dar às empresas a confiança para buscar um crescimento desafiador e gratificante. Não é uma transição fácil, mas é essencial para obter estratégia de negócios com resultados positivos.

MG Info oferece serviços complementares que permite em menor espaço de tempo prover a democratização de dados governados e o apoio na transformação das empresas em uma cultura de resultado baseado em dados.

Com mais de uma década de experiência, a MG Info tem foco na implantação personalizada e relevante da cultura de dados e analytics nas empresas. Somos especialistas com a expertise necessária para alfabetizar e democratizar dados de forma escalável, com segurança e qualidade, a fim de extrair maior valor para seu negócio.

Com o compromisso de oferecer soluções ágeis, flexíveis e de acordo com a necessidade da sua empresa, a MG Info ajuda a realizar a implementação da cultura de dados de forma eficaz.

Confira alguns de nossos serviços focados na adoção da cultura data-driven

Governança de dados

Tenha um time compartilhado ou dedicado para prover serviços que possam trazer maior valor para seus dados, por meio de monitoramento e suporte, trazendo maior visibilidade dos dados como ativo.

Alfabetização de dados

Oferecemos capacitação corporativa personalizada com foco na criação do “Data Mindset”, preparando todos os colaboradores da organização para falar a língua dos dados.

Data-Driven Center 

Além do treinamento, é importante prover a continuidade do aprendizado, por isso entendemos que, para manter o engajamento, precisamos oferecer suporte e apoio para o desenvolvimento. Logo a MG Info é a 1º empresa no Brasil a criar um serviço de suporte especializado para toda a organização em relação às dúvidas ligadas ao processo de criação da cultura de dados.

Assessment e estratégia Data-Driven Culture

Um serviço de diagnóstico e estratégico para criação do Data-Driven Culture, direcionando os c-levels das empresas através de um roadmap com visão de curto, médio e longo prazo.

Fale com um de nossos especialistas e descubra como estruturar o data-driven em sua empresa de maneira eficaz.