Você já parou para pensar que quanto mais dados e análises ficam disponíveis, maior é a demanda dos times de negócios por extrair insights específicos de acordo com seus desafios únicos? Afinal, eles são os maiores conhecedores dos processos e oportunidades em suas áreas.
Porém, tornar essas dados utilizáveis e facilmente disponíveis para os usuários finais ainda é um grande desafio para a maioria das empresas. Soluções como o Self-Service Analytics vieram para solucionar esse problema.
Continue esta leitura e veja como o Self-Service Analytics está facilitando uma cultura orientada a dados e ajudando as organizações a perceberem o real valor dos seus dados, mais rapidamente.
O que é o Self-Service Analytics?
É um conjunto de serviços baseados em dados para melhorar a capacidade analítica das áreas de negócio. Trata-se de uma abordagem que possibilita a todos os usuários finais obterem insights de seus dados, mesmo que não tenham experiência nem em dados, nem em análise.
São soluções de autoatendimento facilitadas e adequadamente governadas que oferecem suporte, treinamento e as ferramentas certas para qualquer usuário visualizar, acessar e explorar informações, KPIs, dashboards, projetar análises e executar relatórios por conta própria, sem precisar enviar uma solicitação para o TI ou um analista fazer isso.
Ou seja, mais autonomia, liberdade e velocidade para os usuários lidarem com os dados, e espaço para a área de TI se concentrar nos projetos que exigem mais atenção.
Passo a passo do Self-Services Analytics: processos
Como qualquer solução data-driven, o Self-Service Analytics demanda a aplicação de uma série de processos para a obtenção dos resultados esperados e uma transformação no modus operandi da empresa. Confira, sequencialmente, quais são:
- Faça um assesment e avalie a maturidade da empresa e das diversas áreas quanto ao Self services;
- Construa um roadmap definindo suas prioridades;
- Defina a governança mínima com políticas, normas e procedimentos para iniciar o processo;
- Conscientize, engaje, capacite e suporte as pessoas nessa jornada;
- Divulgue e evidencie resultados e benchmarks;
- Revise o ciclo e aprimore a sua cultura data driven.
Obviamente que faz toda a diferençae contar com o suporte de especialistas de dados altamente qualificados, a adoção das melhores práticas e um serviço de excelência, como o da MG Info.
Resultados falam mais do que palavras. Por isso, conheça nosso case de sucesso da Anglo American ao implementar o melhor Self-Service Analytics do mercado.
Quais são as dores que essa solução atende?
Além de compreender o processo de aplicação do Self-service Analytics, toda e qualquer empresa precisa entender se, de fato, essa solução atende suas necessidades e resolve suas principais dores.
Em resumo, podemos afirmar que o Self-Service Analytics contribui para:
- Reduzir o risco de perda de conhecimento e informação na organização, possibilitando a tomada de decisões no tempo certo;
- Gerir com mais excelência e eficiência as informações, antes dependentes de sistemas terceiros e legados;
- Centraliza sua fonte de dados e elimina a necessidade de “amarrar” sistemas, eliminando diferentes origens de dados e dados heterogêneos;
- Criar, processar e explorar um grande volume de dados e complexidade de análises, com ganhos em produtividade e simplificação dos processos;
- Dizer adeus a processos manuais e sem controle de segurança, deixando isso a cargo de ferramentas e processos modernos executados por usuários treinados e capacitados.
Necessidades atendidas por área
Necessidades atendidas – área de TI | Necessidades atendidas – área Negócios |
Controle da qualidade dos dados. | Ter onde buscar insights sem se preocupar com a veracidade dos dados. |
Ter fontes de dados confiáveis e disponíveis rapidamente. | Não precisar realizar várias conexões de fontes dos dados. |
Ter os dados organizados e gerenciáveis. | Ter insights profundos para a tomada de decisões de negócios. |
Reduzir o tempo gasto na criação de aplicativos e relatórios personalizados. | Criar seus próprios aplicativos e relatórios sem gargalos de TI. |
Apoiar a adoção de soluções baseadas em dados. | Acessar análises em tempo real para a tomada de decisão. |
Resultados ou potenciais resultados esperados
Após falar das dores e necessidades atendidas, chegou o momento de explorar os resultados ou potenciais resultados esperados com a implementação do Self-Service Analytics. Em geral, os ganhos são de:
- Decisões mais assertivas;
- Maior eficiência operacional;
- Agilidade;
- Redução de custos;
- Diminuição dos gargalos da TI;
- Identificação de problemas.
Por hoje vamos ficando por aqui. Mas, se você quiser saber ainda mais sobre o Self-Service Analytics e como ele poder orientar a sua empresa para dados, inserindo-o em uma jornada transformadora e exitosa, baixe nosso whitepaper “Conheça o Self-Service Analytics, indispensável para negócio orientado a dados”!
Se você baixou nosso conteúdo, gostou desta leitura e planeja preparar a sua empresa para tomar as melhores decisões e aproveitar as novas oportunidades com a implementação do melhor Self-Service Analytics do mercado, entre em contato com nossos especialistas!