Apesar das duas abordagens serem extremamente importantes interligadas no processo de gestão de informações, as definições são diferentes. Em linhas gerais, os dois visam otimizar os ativos da organização para gerar mais valor de negócios.
Tanto a governança de dados quanto a governança de TI estão conectadas e exercem um papel vital na gestão de processos de toda empresa. Acompanhe neste material quais são as principais diferenças e suas funções.
O que é governança de TI e qual sua função?
A governança de TI consiste em melhorar a gestão de processos e obter maior valor do investimento em softwares de operação. Ela permite que as empresas gerenciem os riscos com efetividade e garante que as atividades associadas à tecnologia da informação estejam alinhadas com os objetivos de negócios.
É a principal forma de garantir que os investimentos em Tecnologia da Informação criem valor e contribuam para o cumprimento dos objetivos da empresa.
Para isso, o alinhamento estratégico do departamento de TI com o negócio é essencial. A governança de TI vai além do desempenho das ferramentas, ela é importante para fornecer valor comercial, atender às demandas de conformidade, regulamentar, minimizar custos de desenvolvimento de sistemas, qualificar as informações e desenvolver melhores práticas de gerenciamento de projetos.
A governança de TI ajuda a:
- Identificar resultados das estratégias e metas de negócios mais amplas.
- Cumprir as obrigações legais e regulamentares, como as estabelecidas pela LGPD.
- Garantir confiabilidade nos serviços de TI.
- Obter um aumento no retorno sobre o investimento em TI, entre outras.
Normalmente, o CIO é responsável pela governança de TI. Entretanto, todos gestores C-level devem ter acesso aos relatórios e atualizações para exercerem suas funções de acordo com as informações e verificar se determinado projeto está funcionando bem e proporcionando benefícios aos negócios. Mas aonde entra a governança de dados?
O que é a governança de dados?
O processo de governança de dados é parte da governança de TI que envolve processos e controles para garantir a disponibilidade, o uso, a segurança e, principalmente, a qualidade para geração de valor das informações.
A governança de dados se concentra na qualidade das informações, do menor nível ao mais valioso, a fim de garantir que os relatórios, as análises e a tomada de decisão sejam baseadas em informações. De acordo com o estudo da Deloitte, empresas que utilizam dados aumentam em mais de 70% os resultados positivos dos negócios.
É o elemento principal em uma empresa data-driven. Ela consiste em um conjunto de processos, funções, políticas, padrões e métricas para melhorar a qualidade dos dados e evitar efeitos negativos de dados inadequados.
Dados ruins ou imprecisos podem fazer a organização tomar decisões baseadas em informações errôneas, o que leva a grandes perdas. Ter informações precisas, completas e confiáveis é a base de qualquer organização que utiliza dados para executar ações de negócios.
Portanto, a governança de dados é uma abordagem de controle de qualidade que trata do gerenciamento de controle, conformidade e risco, desenvolvimento de política e melhoria na tomada de decisão nos projetos de negócios.
À medida que as definições destes dois processos relacionados a gestão de processos ficam mais claras, as diferenças se tornam mais evidentes.
Qual a diferença entre governança de dados e de TI?
Enquanto a governança de TI consiste em definir práticas para obter o máximo de aproveitamento dos investimentos em TI e apoiar os objetivos de negócios, a governança de dados consiste em processos, métodos, ferramentas e técnicas para garantir que as informações sejam de alta qualidade, confiáveis e valiosas.
Contextualizando as diferenças
Visto que o big data e os insights que os dados oferecem estão no centro de todos os processos de negócios, o departamento de TI não deve ser designado para gerenciar os dados, analisar informações e descobrir oportunidades.
Ao considerar o gerenciamento de dados em nível empresarial, é simplesmente impossível que a área de TI exerça o papel de apoiar os outros departamentos em termos de tecnologia da informação, sistemas e segurança e, ainda assim, garantir a qualidade em toda a cadeia de abastecimento, melhoria da segurança e integridade dos dados.
Quando uma área desempenha a mesma função de governança de TI e governança de dados, acaba gerando gargalos no departamento de tecnologia da informação, onde o foco principal é deixar os sistemas funcionando bem. Esse modelo gera uma dificuldade em manter os serviços de dados com a qualidade adequada.
Para que o departamento de TI seja um verdadeiro parceiro na governança de dados e negócios da organização, ele deve atuar como protetor das tecnologias e sistemas de dados e auxiliar seu uso.
Esta é a maior diferença: a governança de dados é essencial para permitir que a empresa tenha acesso à informações claras, relevantes e consistentes. Enquanto a governança de TI tem a função de fazer as ferramentas de análise funcionarem bem.
Ter uma equipe responsável por tratar os dados, eleva a capacidade de se adaptar ao ambiente em transformação e tomar decisões assertivas. Por meio do Business Analytics, com análises precisas, as empresas podem elevar os resultados.
De acordo com o estudo Global State of Enterprise Analytics, 94% das empresas afirmam que dados e análises são importantes para o crescimento dos negócios.
Os dados são os motores que ajudam a gerar melhores resultados de negócios. A MG Info tem a expertise para ajudar a sua empresa a ter mais resultados e sucesso, agregando mais valor aos seus dados.
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