Resumo
O que você vai descobrir?
-
- O que é maturidade analítica;
- Quais são as suas vantagens;
- Como funciona;
- Quais são os níveis/estágios;
- Os 4 níveis de maturidade analítica;
- Os 5 estágios de maturidade analítica das organizações;
- Como a MG Info te ajuda nesse processo.
Entenda o que é maturidade analítica
Sabia que a maioria das organizações brasileiras ainda tem dificuldades para ser uma empresa data-driven? Isso acontece por não disporem de profissionais capacitados, tecnologias específicas e uma mentalidade de gestão orientada para dados. Por isso, ter maturidade analítica tem se tornado fundamental no ambiente corporativo.
Além de ser, por si só, uma vantagem competitiva, a implementação de processos e uma cultura de análise de dados são caminhos para se desvencilhar de cenários futuros ingratos e aproveitar seu maior ativo: suas informações.
Seja qual for o nível ou estágio de maturidade analítica da sua empresa, indicamos a continuação desta leitura. Temos certeza de que ela trará ótimos insights e esclarecerá muitos “pontos cegos” relacionados a este tema.
O que é maturidade analítica?
Trata-se da capacidade de uma empresa e dos seus colaboradores em desenvolver uma cultura orientada para os dados, integrando essas informações nos processos internos para as tomadas de decisões.
Em outras palavras, a maturidade analítica pode ser definida como um processo de evolução de uma organização no aperfeiçoamento da sua capacidade de analisar e integrar os seus dados em um contexto corporativo.
A maturidade analítica envolve várias questões relacionadas a um processo de transformação digital, incluindo:
- Tecnologias;
- Recursos;
- Gerenciamento de dados;
- Governança;
- Componentes empresariais;
- A criação de um ecossistema que viabiliza novas ações e insights.
Quais são as suas vantagens competitivas?
Quando falamos em vantagem competitiva, a maturidade analítica se destaca por trazer mais de uma. Dessa forma, podemos começar pelo fato dela permitir, por meio da análise de dados, que a organização entenda o porquê de cada acontecimento.
Além disso, ser uma empresa data-driven possibilita também prever cenários futuros e planejar o que fazer a seguir, após o ocorrido. Ao mesmo tempo, essa análise de dados oferece outros benefícios, entre eles:
- Maior produtividade;
- Aumento da eficiência operacional;
- Insights mais profundos;
- Crescimento da oferta de produtos e serviços.
Como funciona essa transformação digital
Como todo processo de transformação digital, a maturidade analítica compreende uma sequência de etapas. Cumprir cada uma delas atesta a capacidade de uma empresa em evoluir na utilização dos seus dados corporativos.
Portanto, a conclusão dessas etapas demonstra a eficiência de uma organização na utilização de recursos voltados para a obtenção de valor, a partir dos dados.
Quais são os níveis e estágios desse procedimento de análise de dados?
Primeiro, é importante diferenciar duas coisas: os quatro níveis de análise de dados e os cinco estágios de maturidade analítica. Se isso ainda parece outro idioma para você, fique tranquilo. Mostraremos o que cada um deles significa.
Os 4 níveis de maturidade analítica
- Análise descritiva
Esta etapa se caracteriza por ter um nível de complexidade menor e ser o primeiro contato de uma empresa com processos de análise de dados, fundamentalmente de observação e pesquisa.
Ou seja, podemos considerar este como o primeiro passo para a implementação de uma cultura data-driven.
- Análise diagnóstica
O próximo passo dos processos analíticos é cruzar informações e compará-las. O objetivo é encontrar padrões e respostas para determinados eventos (sobre como e por que aconteceram).
Em outras palavras, a análise diagnóstica visa impedir que erros passados ocorram novamente. Assim, a organização pode olhar para o futuro e começar a investir em iniciativas mais promissoras.
- Análise preditiva
Nesta etapa, já é possível prever cenários a partir do uso dos dados, por meio de tecnologias mais avançadas, como o machine learning.
Além de ter “previsões”, as máquinas conseguem otimizar a tomada de decisões, que passam a estar alinhadas com parâmetros ou ações específicas.
- Análise prescritiva
A última etapa consiste na análise prescritiva dos dados, visando enxergar com clareza a melhor forma de agir, a partir da interpretação dos dados.
Aqui, ferramentas de machine learning, técnicas e modelos estatísticos avançados são fundamentais para este fim e alcançar os resultados esperados.
Os 5 estágios de maturidade analítica das organizações
- Data-negation
Aqui as organizações se encontram em fase de “negação”, quando ainda não valorizam os dados em seus processos internos e não creem no seu próprio potencial analítico.
- Data-curious
Na fase da “curiosidade”, estão as empresas com iniciativas pontuais para a utilização dos dados, sem processos analíticos estruturados ou frequência.
- Data-try
No terceiro estágio, estão as organizações que já começaram a testar operações orientadas aos dados. A busca delas é pela estabilização e a experimentação de alternativas para melhorar a tomada de decisão.
- Data-safety
Neste penúltimo estágio, encontramos as organizações que já utilizam seus dados com estabilidade, para justificar suas próprias ações.
- Datadriven
Onde temos organizações plenamente analíticas, com processos, estratégias, pessoas e espaços bem definidos e adaptados ao uso de dados no ambiente corporativo.
Como a MG Info te ajuda nesse processo
A MG Info é pioneira e referência nacional há mais de 10 anos na implementação de uma cultura data-driven nas empresas. Oferecemos serviços e consultorias especializadas para compreender o nível de maturidade analítica do seu negócio e fazê-lo evoluir nesse sentido, por meio de metodologias ágeis e flexíveis.
Além disso, desenvolvemos processos e tecnologias especializados em analytics, que utilizados pelo nosso time especialista em data science orientarão sua empresa a trabalhar e extrair o melhor dos seus dados, promovendo uma verdadeira transformação digital.
Portanto, fale com um de nossos especialistas e prepare a sua empresa para tomar as melhores decisões e aproveitar as novas oportunidades.