Data-driven é sobre cultura, não ferramentas

Data-driven é sobre cultura, não ferramentas

A cultura data-driven é uma abordagem de negócios que visa tomar decisões estratégicas com base na análise e interpretação dos dados. Este método de trabalho permite que as empresas examinem e organizem seus dados, com o objetivo de aprimorar processos, tomadas de decisão e, até mesmo, o modelo de receita.

Esta abordagem consiste em utilizar o data-driven, ou seja, os analytics, para realizar um plano de ação operacional, orientado a dados, e não em suposições, em todos os departamentos da organização.

O objetivo é possibilitar que todos os funcionários usem ativamente os dados para melhorar o trabalho diário e utilizar plenamente o potencial da empresa, promovendo iniciativas mais eficazes, com mais vantagens competitivas.

Vantagens de ser orientado a dados 

Ao utilizar os analytics, organizar as informações e interpretá-las de forma sistemática, é possível realizar análises preditivas ou prescritivas sobre o desempenho de projeto ou uma iniciativa de negócios. Por exemplo, por meio do uso correto de tecnologias de analytics, as organizações podem prever o desempenho de um produto no mercado. 

Mais do que isso, ser orientado a dados torna possível trabalhar com mais eficiência e menos riscos para atender as expectativas dos consumidores. As empresas podem utilizar o analytics para além da mera geração de relatórios e rastreamento de progresso. 

Confira mais vantagens da cultura analytics: 

  • Identificar tendências de negócios.
  • Tomar decisões com mais assertividade.
  • Consolidar-se no mercado com seu público-alvo.
  • Criar produtos mais atraentes.
  • Otimizar processos.
  • Reduzir custos e tempo para iniciativas de negócios.
  • Diferenciar-se da concorrência.
  • Agilidade e eficiência na tomada de decisão.
  • Fomento à inovação.
  • Redução de custos com o compartilhamento de informação.
  • Valorização da marca.
  • Desenvolvimento de novos produtos e serviços.
  • Adaptabilidade e reações rápidas às mudanças no mercado.

 

Além desses benefícios, a cultura data-driven ajuda a conduzir a automação de tarefas e a coordenar esforços de marketing, vendas e atividades operacionais. 

Com uma coordenação melhor entre os departamentos, aumenta-se a consistência dos produtos, serviços e processos, gerando mais insights dos dados. 

Como gerar melhores insights do analytics

Coletar grandes quantidades de dados não traz necessariamente benefício para as empresas. De acordo com estudo da Forrester de 2021, 73% das organizações brasileiras coletam dados, mas apenas 23% conseguem, de fato, analisá-los e extrair informações acionáveis. 

Para implementar a cultura data-driven, é preciso que as informações da empresa sejam tratadas e definidas de maneira correta para que o trabalho seja eficaz e forneça insights para os negócios.

Essa abordagem se concentra na coleta, limpeza e curadoria de dados acionáveis de toda a empresa e promove a experimentação para aprender e melhorar. 

Plataformas de analytics elevam o poder de análise das empresas, pois ajudam a coletar dados de várias fontes, incluindo aplicativos, sites e blogs, que podem ser usados para criar relatórios com informações acionáveis.

Conforme o volume de dados aumenta nas empresas e seus departamentos, as ferramentas tornam-se mais capazes de realizar análises prescritivas. 

Entretanto, toda empresa que deseja utilizar o analytics para progredir no mercado, deve focar na solução de problemas de negócios com uma cultura orientada a dados e não somente a tecnologias de análise de analytics.

Como implementar a cultura data-driven na sua empresa?

A cultura orientada a dados não apenas entende e valoriza o uso de dados na tomada de decisões, mas também consiste em um movimento de inovação entre os departamentos. 

O primeiro passo é contar com uma base sólida de informações para diferenciar a empresa dos concorrentes e ajudar todos a terem um melhor desempenho. Sendo assim, algumas questões podem ser avaliadas, como: 

  • Onde está o erro na coleta de insights? 
  • A equipe tem acesso a recursos para analisá-los? 
  • As pessoas certas têm acesso aos dados certos?
  • Os colaboradores sabem interpretar as informações para tomar decisões?
  • O fluxo está atrapalhando minha estratégia?

 

O acesso e a governança são cruciais para responder essas questões. A partir disso, as empresas podem construir estruturas que simplificam o acesso às informações para ajudar a solidificar os esforços no desenvolvimento da cultura data-driven.

É importante lembrar que o objetivo final é criar uma cultura em que todos os funcionários tenham o poder de usá-los de forma consciente para tornar seus dias de trabalho mais fáceis e gerar melhores resultados.

Confira alguns elementos cruciais na implementação desta cultura:

Mudança organizacional – a liderança, junto às equipes de gestores, deve estar à frente e participar ativamente desta estratégia de mudança, indicando esse novo caminho e influenciando diretamente cada colaborador. Ela precisa atingir desde os diretores até o chão de fábrica. 

Aproximar os profissionais de dados dos departamentos – estabelecer uma estrutura que dê liberdade aos colaboradores que atuam ou irão atuar com as informações é imprescindível para ser considerado data-driven. A troca de conhecimento e de experiências engrandece e ajuda a promover essa cultura.

Democratização de dados – simplificar o acesso aos dados.  Como já ressaltamos, o acesso aos dados é imprescindível. Portanto, as empresas devem permitir que cada segmento possa usufruir das informações. A governança de dados é essencial neste estágio. 

Investir em capacitação e treinamento – os colaboradores devem se sentir confortáveis com a política e com as ferramentas de analytics. Prepará-los para lidar com elas torna todo o processo de implementação mais adequado. 

Garantir uma governança de dados eficiente em toda a empresa – a governança determina regras e processos definidos para acelerar as iniciativas de análise, trazendo maior visibilidade dos dados como ativo. 

A transformação pode parecer um processo difícil e intenso, mas não é. Trata-se de seguir uma iniciativa para aproveitar os recursos existentes e melhorar a colaboração com foco na entrega de valor do analytics para as empresas.

Implementar essa cultura significa fornecer maiores chances de sucesso para as empresas na Era da Informação. Isso permite que as organizações tenham melhor produtividade e diferenciais competitivos no mercado. 

Como a MG Info pode te ajudar? 

A MG Info está há mais de dez anos ajudando seus clientes a construir a cultura de dados e analytics em sua operação, por meio de soluções desenvolvidas e personalizáveis para cada um deles.  

Nosso compromisso é contribuir para a transformação e desenvolvimentos dos negócios das empresas por meio da cultura data-driven e de nossa expertise. Dispomos de serviços para elevar o self-service analytics e corrigir os erros de análise dentro da empresa. 

Confira alguns de nossos serviços focados na implementação da cultura data-driven:

Governança de dados

Tenha um time compartilhado ou dedicado para prover serviços que possam trazer maior valor para seus dados, por meio de monitoramento e suporte, trazendo maior visibilidade e tratando dados como ativo. 

Alfabetização de dados

Oferecemos capacitação corporativa personalizada com foco na criação do “Data Mindset”, preparando todos os colaboradores da organização para falar a língua dos dados.

Data-Driven Center 

Além do treinamento, é importante prover a continuidade do aprendizado, por isso entendemos que, para manter o engajamento, precisamos oferecer suporte e apoio para o desenvolvimento. Logo, a MG Info é a 1º empresa no Brasil a criar um serviço de suporte especializado para toda a organização em relação às dúvidas ligadas ao processo de criação da cultura de dados. 

Assessment e estratégia Data-Driven Culture

Um serviço de diagnóstico e estratégico para criação do Data-Driven Culture, direcionando os C-levels das empresas, através de um roadmap com visão de curto, médio e longo prazos.

Somos verdadeiramente especialistas em dados e estamos disponíveis para ajudar a sua empresa a construir uma cultura data-driven e tomar decisões assertivas.

Fale com um de nossos e descubra como implementar a cultura data-driven em sua empresa de maneira eficaz.

Click to access the login or register cheese