A digitalização de dados é o processo de conversão de informações para o formato digital que ajuda a estruturar a cultura data driven e facilita o armazenamento, o acesso e o compartilhamento das informações.
Este processo é a base para implementar recursos de análise de dados. Sem a digitalização, obter o valor das informações pode se tornar um desafio muito mais complexo para as empresas.
No Brasil, menos de um terço das organizações trata os dados corretamente e 80% ainda lidam com barreiras para capturá-los, tratá-los e analisá-los, segundo estudo da Dell.
Com a digitalização de dados, as organizações encontram caminhos para melhorar a eficiência, consistência e qualidade nos processos de tratamento e análise de dados.
Os dados estão em diversos lugares e em diferentes formas. Mas, para fazer um uso significativo deles, toda organização precisa torná-los mais acessíveis para que eles forneçam insights acionáveis para a tomada de decisão.
Assim, os dados passarão a ser legíveis por computadores e sistemas analíticos, ajudando os colaboradores e gestores a obter informações precisas e acionáveis para realizar atividades dos negócios de modo mais eficiente.
Portanto, a digitalização é imprescindível para realizar a democratização de dados. Este processo consiste em permitir que todas as equipes da empresa utilizem os dados confortavelmente e construam melhores estratégias de negócios, sem a necessidade de ajuda de cientistas de dados.
A importância da democratização dos dados
Quando se trata de gerenciamento de dados, a maioria dos departamentos das empresas enfrenta dificuldades para analisar as informações. Isso porque suas práticas de manutenção de registros, compartilhamento e integração de dados ainda não são o que poderiam ser.
Os silos de dados (conjuntos de dados restritos a um departamento), documentos em papel e falta de conhecimento impactam em um processo de análise e compreensão mais complexo.
Isso gera um imenso obstáculo para produtividade, flexibilidade e inovação, além de causar gargalos na operação. A democratização dos dados resolve esses problemas.
A capacidade de acessar e compreender os dados rapidamente resulta em uma tomada de decisão mais ágil e equipes mais eficientes. Entretanto, para colher os frutos da democratização, as empresas precisam implementá-la como uma abordagem de negócio e cultura organizacional.
Assim, democratizar os dados torna-se muito importante, pois fornece às empresas uma compreensão precisa do ecossistema de dados e uma visão profunda dos ativos de informação aos colaboradores.
É importante registrar que priorizar times com maior afinidade na análise de dados ajuda a melhorar os processos.
O processo de democratização de dados não pode ser feito sem ferramentas analíticas, capazes de desregulamentar e conectar dados previamente armazenados em silos, tornando-os gerenciáveis a partir de um único lugar.
Portanto, a digitalização de dados é a chave para realizar a democratização e garantir vantagem competitiva no mercado.
As vantagens competitivas da digitalização de dados
As empresas que investem em integração podem contar com benefícios significativos para os negócios:
Transformação digital: a digitalização de dados facilita a aplicação da consistência deles e os tornam fáceis de compartilhar entre sistemas, departamentos e colaboradores, além de reduzir custos para a área de TI.
Tomada de decisão mais eficaz: os dados digitalizados são acionáveis por softwares. Isso significa que as empresas podem inseri-los em todos os tipos de algoritmos. Os departamentos que utilizam a análise de dados se beneficiam disso, alimentando seus dados digitalizados em sistemas de suporte a decisões.
Insights em tempo real: converter os dados disponíveis em um formato digital ajuda a aprimorar o manuseio e tratamento deles. Portanto, digitalizar e organizar os dados em um lugar de fácil acesso ajuda a fornecer percepções que geram impacto positivo nos resultados.
Dados mais valiosos: conforme os dados são digitalizados e centralizados em um sistema compartilhado, torna-se mais fácil sua análise e identificação de problemas, o que resulta em informações mais valiosas.
Mesmo com todos os benefícios, digitalizar os dados pode parecer impossível, principalmente quando a empresa trabalha com grandes volumes, analógicos e não estruturados.
Portanto, esse processo precisa ser realizado com apoio de especialistas para uma inserção correta dos dados, a fim de facilitar o armazenamento e compartilhamento.
A MG Info pode te ajudar!
Há mais de dez anos atuando no mercado, a MG Info promove a implantação personalizada e relevante da cultura de dados e analytics para empresas.
Contamos com soluções personalizadas para aplicar a democratização de dados, com o objetivo de ajudar as empresas a encontrá-los, entendê-los e utilizá-los para impulsionar seus resultados.
Realizamos assessment e apoiamos na definição de uma estratégia adequada para um crescimento sólido e contínuo da empresa por meio da cultura de dados. Dispomos de soluções, projetos e equipes para ajudar a transformar os dados da sua empresa em uma ferramenta de crescimento do negócio.
Clique aqui para falar com a MG Info e descobrir como gerar mais dados da sua empresa!