O Gartner é uma empresa de consultoria para organizações que precisam contratar algum tipo de tecnologia inovadora para atender às suas necessidades, além de ser fonte de informações e percepções valiosas para toda a comunidade de TI, desenvolvendo tecnologias relacionadas à introspecção necessária para seus clientes tomarem decisões de negócios.
Fundada em 1979 por Gideon Gartner, a empresa conta com mais de 15.000 funcionários e unidades espalhadas em mais de 100 países. O Gartner também contribui para determinar os padrões de TI em vigor e as tendências de mercado que se tornarão uma realidade no futuro.
O Gartner fornece ferramentas para ajudar CIOs e líderes de TI a conduzirem suas atividades em um mundo em plena transformação e constante mudança. Além disso, promove conferências para reunir lideranças, a fim de debater ações estratégicas comerciais e técnicas.
Há muito tempo, a empresa tornou-se uma grande referência na indústria global por manter altos padrões éticos e conduzir pesquisas minuciosas, como o Quadrante Mágico, que funciona como uma plataforma de informações para embasamento de decisões.
O que é o Quadrante mágico e qual sua importância para o mundo dos negócios
Por meio da coleta de dados de companhias do ramo da tecnologia, os Quadrantes Mágicos do Gartner são divulgados anualmente e descrevem quais empresas lideram a inovação tecnológica e crescimento em determinadas verticais.
O relatório apresenta um gráfico de quatro tipos de fornecedores de tecnologia, em mercados onde o crescimento é alto e a diferenciação do fornecedor é distinta. Trata-se de uma ferramenta excelente para:
- Descobrir as posições competitivas, relativas de serviços digitais e fornecedores de tecnologia globais.
- Contextualizar a avaliação por meio das perspectivas da indústria, região e porte da empresa.
- Refletir sobre as metas, necessidades e prioridades de negócios individuais.
Os Quadrantes Mágicos reúnem um posicionamento competitivo de tecnologia, em mercados onde o crescimento é alto e a diferenciação do fornecedor é distinta. Veja as categorias:
Líderes: empresas que, além de oferecer um conjunto abrangente de ferramentas, orientam o mercado com novos produtos e funcionalidades.
Visionários: inovadores e com forte entendimento das tendências atuais e futuras do mercado, mas que ainda não possuem a capacidade de execução dos líderes.
Desafiadores: são empresas com excelente capacidade de execução. Entretanto, elas ainda não são capazes de direcionar o mercado.
Concorrentes de nicho: aqui estão os fornecedores que têm um bom desempenho em áreas específicas, mas suas soluções ainda são limitadas em outros aspectos e funcionalidades.
Essa metodologia do Gartner fornece uma ampla visão sobre as capacidades dos produtos e serviços dos fornecedores, agregando valor à avaliação oferecida pelo Quadrante Mágico.
Há tecnologias que são mais direcionadas para determinados segmentos e podem trazer diferencial competitivo para os negócios, como plataformas para atender melhor o setor financeiro.
É preciso avaliar quanto conhecimento a comunidade na internet detém sobre essas ferramentas e com que frequência ele foi disseminado. Isso melhora a capacidade de implementação e redução de riscos.
Desse modo, o Gartner disponibiliza um excelente material para a indústria, ao criar padrões que definem uma empresa à frente neste mundo competitivo de negócios, além de revelar as tecnologias que iremos experimentar no futuro.
A importância do Quadrante Mágico para a área de dados
Comparar as análises do Quadrante Mágico do Gartner na área de dados se tornou importante para entender como o Business Intelligence (BI) e Analytics são imprescindíveis nos negócios.
Nós, da MG INFO, entendemos que a análise criteriosa dos quadrantes de integrações ou plataformas analíticas podem aumentar o campo de visão dos C-Levels e permitir que tomem decisões mais seguras.
Claro que não devemos levar ao pé da letra, mas o Quadrante ajuda as empresas a se aprofundarem em critérios relevantes do Gartner e fazer uma reflexão levando em consideração o nível de maturidade da cultura data driven e em qual contexto a organização se encontra.
Os recursos para gerar mais valor aos dados tornaram-se os principais diferenciais para empresas de análise de dados, em um momento em que os ambientes de nuvem também influenciam as decisões de escolha.
As edições de 2020 e 2021, dedicadas às empresas integradoras de dados, revelam o verdadeiro poder dos dados. A seguir, destacamos alguns dos pontos mais interessantes sobre o Quadrante Mágico de ferramentas de integração de dados de 2021:
- As ferramentas de integração estão evoluindo para Multi cloud, híbrido.
- Tarefas manuais serão reduzidas em 45% de input manual graças a Machine Learning e serviços automatizados de gerenciamento.
- Até 2023, teremos uma redução de até 20% da necessidade de integração de dados.
O Quadrante Mágico é um aliado importante que nos ajuda a entender em que estágio os CIOs estão em relação às empresas estudadas. Além disso, seu estudo disponibiliza uma análise de riscos e oportunidades para cada ferramenta, permitindo uma visão pragmática, e não apenas um gráfico ranqueando as empresas. Por esse motivo, pode ser considerado importante para ajudar os gestores a tomar decisões mais seguras e assertivas, conforme os desafios na sua empresa.
A MG Info está há mais de dez anos ajudando seus clientes a construir a cultura de dados e analytics em sua operação, por meio de soluções desenvolvidas e personalizáveis, de acordo com a conjuntura de cada empresa.
Nosso compromisso é contribuir para a transformação e desenvolvimentos dos negócios das empresas por meio da cultura data-driven. Temos uma visão abrangente das plataformas de dados e de todo o ciclo de vida deles, com consultoria estratégica de dados, implementação e continuidade no processo de amadurecimento da cultura de dados.
Clique aqui , converse com um de nossos especialistas e descubra como gerar mais valor dos dados da sua empresa.